-
Arquitetos: Mario Cucinella Architects
- Área: 950 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Duccio Malagamba
-
Fabricantes: EXENIA, HD SYSTEM, KEIM, Velux, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Solitária, serena e monolítica, a nova igreja paroquial de Santa Maria Goretti ergue-se em Mormannono, cidade montanhosa do extremo norte da Calábria, com vistas impressionantes do Parque Nacional de Pollino. Desenhado por Mario Cucinella Architects, este edifício se assemelha a uma sentinela. Inspira-se nas formas naturais e nas tradicionais, austeras e belas igrejas da Calábria construídas por monges que se protegiam de perseguições, no antigo império romano oriental. O resultado é uma igreja inovadora, dedicada a Santa Maria Goretti (1890-1902) - a mais jovem santa da Igreja Católica - que, embora seja um edifício novo, parece atemporal.
A entrada na igreja é feita por uma abertura em uma das suas quatro absides brancas de concreto, formando na entrada uma cruz que, iluminada à noite, é vista de longe como um farol. O interior traz uma atmosfera misteriosa devido aos tecidos translúcidos pendurados como cortinas no teto de 16 metros de altura. O ambiente resultante busca ser um espaço para eucaristia e oração e, também, segue geometrias das igrejas barrocas mais belas da Itália, como San Carlo alle Quattro Fontane de Francesco Borromini e Sant'Ivo alla Sapienza, ambas em Roma.
A proposta para Santa Maria Goretti foi ganha por Mario Cucinella Architects através de um concurso organizado pela Conferência Episcopal da Itália (CEI), e pela Assembleia Nacional dos Bispos. A construção começou em 2015 e foi concluída este ano. Acessada por uma estrada pavimentada, a igreja forma um pequeno complexo, incluindo um novo centro paroquial também desenhado por Mario Cucinella Architects.
A parte paroquial consiste em um prédio térreo de planta essencialmente ortogonal. Um grande espaço com estrutura de concreto abriga uma sala de reuniões paroquiais, salas de aula e a casa dos padres - todos esses ambientes em torno de um pátio central ajardinado e sob um "telhado verde". O lado norte do centro paroquial apresenta um desenho de telhado que dialoga com a planta com forma de trevo de quatro folhas da igreja. O clero pode entrar na igreja por trás do altar por meio de uma sacristia escondida pelas paredes curvas. Os sinos das igrejas também estão escondidos pelas paredes.
Os móveis em madeira e aço de Mario Cucinella Design são minimalistas e austeros para destacar os elementos arquitetônicos e escultóricos do interior da igreja. Além do constante jogo de luz natural proporcionado pelos tecidos pendurados no teto durante o ano todo, em 6 de julho, dia de Santa Maria Goretti, um raio de sol incide diretamente sobre o crucifixo colocado na parede atrás do altar. Aqui, a natureza, a arte, a arquitetura, a fé religiosa e o simbolismo trabalham em harmonia. O projeto da igreja conseguiu que o uso de energia e a necessidade de manutenção fossem mínimos. Junto a isso, as coberturas verdes, os jardins dos pátios internos e a horta orgânica em frente casa paroquial contribuem para a sustentabilidade do projeto e atendem a comunidade local.